Android como Servidor de Arquivos

Que tal dar um novo uso a um antigo dispositivo Android, ou criar uma servidor de arquivos em seu hardware atual com o Android X86? Com aplicativos simples de instalar e configurar você pode ter um servidor de arquivos gerenciado pelo seu S.O. móvel favorito incluindo acesso remoto e pastas compartilhadas na rede.

[ Hits: 6.933 ]


Sobre o autor

Zendrael - Nenhuma informação disponível.

Android como Servidor de Arquivos

O propósito de criar um servidor de arquivos com Android surgiu quando, ao transformar um dispositivo MK802 em media center, precisei acessar os dados remotamente (na mesma rede) para sua manipulação. A máquina tem processador ARM de 1Ghz, 1GB de memória RAM e está rodando Android 4.0.4 que veio pré-instalado. Não vamos discutir aqui qual a melhor ROM para a plaquinha, apenas quero demonstrar o cenário que levou a elaboração do artigo.
Android: Android como Servidor de Arquivos
Imagem 01 - MK802
Se você tem algum dispositivo com Android que esteja parado e tenha uma configuração parecida, pior ou melhor, ele pode ser ressuscitado e ganhar um novo propósito com os passos a seguir. Outra alternativa interessante é instalar em algum hardware, que esteja igualmente às traças, o Android X86 ou outra variante do sistema que funcione em hardware de PCs - os passos serão os mesmos e talvez o desempenho seja superior. Você pode chamar essa atividade de reciclagem, reuso, projeto de fim de semana ou tempo perdido, o importante é que se divirta criando algo a partir de coisas que talvez estejam na sua casa, escritório ou trabalho, sem uso aparente ou efetivo.

Hardwares que possibilitam o uso de dispositivos externos como HDs, pendrives ou outras mídias de armazenamento, são preferíveis, pois o propósito do servidor de arquivos é não ficar preso à memória interna do dispositivo. Junto ao MK802 está um HD Externo Samsung de 500GB ligado à porta USB OTG.

Dispositivo ligado e conectado na rede, mãos à obra!
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Android como Servidor de Arquivos
   2. Aplicativos utilizados
   3. Configurações
   4. Conclusões
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como acessar pastas do Linux usando o Android

Descubra se seu vizinho está roubando sua Wi-Fi

Obtendo permissão de superusuário no LineageOS

Acessando seu PC via SSH pelo Android

Instalando Netflix em Android rooteado

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.

Artigos

Notícias

Tópicos

Top 10 do mês