O propósito de criar um servidor de arquivos com
Android surgiu quando, ao transformar um dispositivo MK802 em media center, precisei acessar os dados remotamente (na mesma rede) para sua manipulação. A máquina tem processador ARM de 1Ghz, 1GB de memória RAM e está rodando Android 4.0.4 que veio pré-instalado. Não vamos discutir aqui qual a melhor ROM para a plaquinha, apenas quero demonstrar o cenário que levou a elaboração do artigo.
Imagem 01 - MK802
Se você tem algum dispositivo com Android que esteja parado e tenha uma configuração parecida, pior ou melhor, ele pode ser ressuscitado e ganhar um novo propósito com os passos a seguir. Outra alternativa interessante é instalar em algum hardware, que esteja igualmente às traças, o Android X86 ou outra variante do sistema que funcione em hardware de PCs - os passos serão os mesmos e talvez o desempenho seja superior. Você pode chamar essa atividade de reciclagem, reuso, projeto de fim de semana ou tempo perdido, o importante é que se divirta criando algo a partir de coisas que talvez estejam na sua casa, escritório ou trabalho, sem uso aparente ou efetivo.
Hardwares que possibilitam o uso de dispositivos externos como HDs, pendrives ou outras mídias de armazenamento, são preferíveis, pois o propósito do servidor de arquivos é não ficar preso à memória interna do dispositivo. Junto ao MK802 está um HD Externo Samsung de 500GB ligado à porta USB OTG.
Dispositivo ligado e conectado na rede, mãos à obra!