Ganhe espaço na memória com escolha rigorosa de apps

Dicas para ganhar espaço na memória interna, removendo alguns apps do sistema com segurança.

[ Hits: 1.778 ]


Sobre o autor

Xerxes Lins - Técnico de Laboratório de Informática e usuário doméstico de Linux. Gosta de jogos de estratégia, de RPG e de ler mangás.

Introdução

Em um artigo anterior expliquei como o uso do cartão de memória (microSD) não é uma boa opção para armazenar aplicativos. Caso não tenha visto, acesse:

O que você precisa EVITAR ao comprar um smartphone Android - parte 2

Há aparelhos com 8GB de memória Interna, mas que usam praticamente a metade com o sistema operacional. Isso deixa o usuário com pouquíssima memória para aplicativos pessoais. Então se faz necessário uma escolha rigorosa dos aplicativos, o que significa excluir tudo de inútil. Na hora de remover aplicativos para ganhar espaço sempre surgem dificuldades como qual plicativo escolher, como remover aplicativos do sistema sem danificar o mesmo... etc.

Para ganhar espaço extra, principalmente, é necessário "passar a faca" e cortar TUDO o que você não usa e que não danifica o sistema.

Primeiramente eu recomendo restaurar o sistema para o padrão de fábrica. Eliminando assim todos os aplicativos pessoais. Para isso vá em configuração, depois em Redefinir.

Segunda coisa a fazer é acessar a Play Store e mandar atualizar todos os aplicativos. Se você tem outra loja de aplicativos como a "What's New" da Sony (que vem de fábrica), abra-a e atualize tudo também. Fazendo isso você terá um aparelho de fábrica todo atualizado.

A terceira dica é instalar o KingRoot, aplicativo que realiza root no seu dispositivo com apenas um toque. Para saber como usá-lo, acesse:

Nova versão do KingRoot

Depois disso sua situação será a de possuir um aparelho apenas com os aplicativos de fábrica, todos atualizados e um aparelho rooteado. Sem aplicativos pessoais.

Muito bem, após ter realizado o rooteamento do seu aparelho, abra o KingRoot e clique em "Desinstalar software pré-instalado". Duas listas vão aparecer. Uma com aplicativos instalados de fábrica e outra com aplicativos pessoais. Na primeira lista, observe cada item atenciosamente e marque apenas aqueles que você quer remover.

Remova o Google Chrome! Sim, ele é grande e ocupa muito espaço. Remova aplicativos que não usa ou que são dispensáveis como Facebook (dá para acessar pelo browser), Twitter, Evernote, jogos embutidos, Banca do Google, loja de músicas de Google (bem, pelo menos eu não uso), remova também os aplicativos que colocam efeitos nas fotos, relógios e teclados de outros idiomas... Passe o pente fino MESMO. Cuidado apenas para não remover aplicativos que danificam o sistema, como o Álbum e o What's New (no caso da Sony).

Remova papeis de parede animados e até alguns que não são animados. Remova o Google Hangouts. Remova até mesmo, se você não faz questão, o Player de Áudio.

Após remover tudo, dê outra olhada para remover ainda mais alguma coisa que acha que poderia ser dispensável. Depois disso abra a Google Play e instale o navegador VC Browser (muito mais leve que o Google Chrome).

Evite ter aplicativos redundantes. Por exemplo: dois gerenciadores de arquivos. Basta um! Além disso há aplicativos que substituem gerenciadores de arquivos. Como assim? Eu uso o limpador SD Maid, e dentro dele há um explorador de arquivos. Por isso eu posso me dar ao luxo de remover qualquer outro explorador de arquivos do sistema e assim ganho mais espaço.

Resista à tentação de baixar algum Launcher, pois eles engordam o sistema, com exceção, talvez, do Nova Launcher que é leve e não invasivo. Não baixe limpadores invasivos como o Clean Master que é cheio de propagandas. Se for usar algum, use o SD Maid ou o Ccleaner. Lembrando que limpadores também ocupam um bom espaço. Eu uso apenas porque o SD Maid vale o espaço que ocupa.

Fazendo isso você ganhará bastante espaço (em um aparelho com pouca memória interna). Apenas tome cuidado para não remover nada da lista "Núcleo do sistema", pois por mais que possa parecer inofensivo remove o What's New ou o editor de fotos, isso pode causar danos ao sistema e você ficará impossibilitado de realizar novas atualizações de aplicativos.

Abraço!
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Crie seu próprio pacote de ícones

Removas as notificações de mensagens de voz

Reviva o clássico Castelo da Ilusão

Shadow Era - jogo de cartas colecionáveis para Android

Fazendo root descomplicado no seu aparelho Android

Leitura recomendada

Obtendo permissão de superusuário no LineageOS

Acelerando o Android pelas opções do desenvolvedor

Tasker: silenciar o telefone ao colocar a tela para baixo

Livre-se do SPAM da Uber de uma vez por todas!

Script para ativar partição Swap automaticamente no boot

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.

Artigos

Notícias

Tópicos

Top 10 do mês