Jogo de RPG: Baldur's Gate

Você gosta de jogos de RPG clássicos? Então provavelmente vai amar Baldur's Gate.

[ Hits: 1.842 ]


Sobre o autor

Xerxes Lins - Técnico de Laboratório de Informática e usuário doméstico de Linux. Gosta de jogos de estratégia, de RPG e de ler mangás.

Jogo de RPG: Baldur's Gate

Conheci o jogo Baldur's Gate ainda na escola, através de um amigo que jogava RPG de mesa. Na época esse era o jogo do momento para PCs, distribuído em vários CDs. Os detalhes do cenário, os efeitos sonoros, a jogabilidade, o clima... tudo parecia impressionante naquele tempo.

Hoje o jogo está disponível na Play Store:

Play Store - Baldur's Gate

Mas afinal, o que há de bom em um jogo como esse, que foi lançado no final da década de 90? Não devemos desprezar um jogo apenas por ser velho. Diablo, lançado em 1996, ainda é um ótimo jogo e tem influenciado muitos outros jogos até hoje.

Primeiramente o jogo deve agradar aqueles que tiveram contato com Baldur's Gate no PC, pois resgata todo o clima daquele game, agora com a facilidade e comodidade dos tablets e smartphones.

Mas há vários pontos interessantes que fazem este jogo ser um dos melhores do mundo. Sim, um dos melhores jogos de RPG do mundo!

Alguns pontos são: não exige conexão com a Internet. O jogo é 100% offline. O jogo possui as regras idênticas ao RPG de mesa AD&D. Isso significa que para os antigos jogadores de AD&D o sistema em si já é familiar.

Para jogadores que não conhecem AD&D (ou simplesmente o D&D atualmente), não precisam ficar tristes. O jogo é muito bem explicativo e tem todo o texto traduzido para português.
Jogo de RPG: Baldur's Gate
Jogo de RPG: Baldur's Gate
O jogo claramente é voltado para quem aprecia ler, pensar, tomar decisões e mergulhar no mundo do jogo. Não se trata de um jogo "fast-food" que se resume em batalhas e ação pura.

Para se ter uma ideia, no primeiro cenário do jogo (cidade inicial) é facilmente possível passar mais de uma hora, caso o jogador queira cumprir todas as missões e falar detalhadamente com as pessoas da cidade. Com Baldu'rs Gate você pode se preparar para muitas horas de jogo.

Cada personagem possui uma tendência, assim como no AD&D, e isso influencia a sua relação com os outros personagens do grupo. Suas decisões ao falar com os NPCs (personagens não-jogadores) podem fazer muita diferença. O bom é que você pode salvar o jogo a qualquer momento e rever suas ações.

O combate merece destaque. Usando as regras do RPG de mesa, casa personagem tem sua vez, mas não há uma divisão em turnos. É aconselhado que o jogador pause o jogo e dê os comandos aos personagens, depois retire a pausa e deixe acontecer.

A história, algo que tem um grande peso em um bom RPG, é muito boa. E como o jogo está traduzido para o português, fica ainda mais divertido para quem não domina o inglês.

Características clássicas estão presentes, como em todo bom RPG: classes e raças variadas, necessidade de obter informações e descobrir novas missões, vender e comprar equipamentos, enfrentar monstros e inimigos, equipar corretamente os personagens, explorar áreas no mapa e assim por diante.

As opções do jogo são interessantes. Permite escolher o nível de dificuldade do jogo, a IA dos personagens, "gatilhos" para pausar o jogo automaticamente e outros.

Sem dúvida um aclamado jogo. A versão para Android, lançada no final de 2014, é a mesma versão melhorada (Enhanced Edition) que foi lançada para PCs no final de 2012.
Trata-se de um jogo pago que, para quem gosta de uma história densa, muitas opções, exploração, leitura... vale muito a pena.
   

Páginas do artigo
   1. Jogo de RPG: Baldur's Gate
Outros artigos deste autor

Como espelhar facilmente o Android na tela do computador

Aprenda ou exercite lógica de programação brincando!

Assista YouTube em janela flutuante ou com a tela bloqueada

Descubra como assistir TV no Android usando a Internet (IPTV)

Usar o celular e fazer outras coisas ao mesmo tempo. Descubra como!

Leitura recomendada

Baixe agora Pokemon GO!

Dois jogos de RPG leves, grátis e offline

Conheça o jogo do Ricky and Morty inspirado em Pokémon

Nethack fácil (nada de decorar teclas de atalho)

Como jogar Rogue Classic no Android

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.

Artigos

Notícias

Tópicos

Top 10 do mês