Maneiras de tratar um evento de clique em botão

Mostro e explico as três principais formas de tratar eventos em botões no sistema Android.

[ Hits: 1.221 ]


Sobre o autor

Paulo Victor - Apaixonado por tecnologia e amante da programação. Usuário de Linux assim como Android. "Mãos limpas" !

Parte 1-3

Existem basicamente três formas de tratar eventos em botões quando falamos em desenvolvimento Android. A primeira forma que vamos abordar é implementando a interface "OnClickListener" em nossa "Activity". Para isso nós devemos setar o "listener" dos botões para a referência da própria classe, responsável por tratar o onClick do usuário.

"Listeners" são classes que “escutam” os eventos gerados. Eles podem ser codificados em arquivos separados (arquivos com a extensão .java e que implementam os "Listeners" desejados).

Após criarmos um projeto para fazer a demonstração, entre muitas coisas que a IDE cria para a gente, os principais são: o "activity_main.xml" e "MainActivity.java". São esses que iremos abordar. No arquivo XML são criados todos os nossos componentes que iremos usar na nossa "Activity" (tela). Já o arquivo JAVA é onde criamos a programação em si, no nosso caso a implementação do método de clique.

No arquivo "activity_main.xml", criamos os nossos componentes e definimos algumas características para eles como: identificação, texto, tamanho, cor e etc. Essas características podem ser definidas a partir das propriedades(recurso da IDE) ou no próprio código. Abaixo temos o exemplo do nosso código, onde definimos um botão ("Button"), chamamos esse botão de "buttonId", e definimos um texto para ele, no caso "Click". As demais propriedade referem-se ao tamanho e orientação dentro da nossa tela. Tudo isso fica entre a "tag" do componente (< />).
Android: Maneiras de tratar um evento de clique em botão (ANDROID)
Imagem 01
O nosso arquivo "MainActivity.java" irá servir para darmos funcionalidade ao nosso botão criado no XML anterior. Assim como uma classe java, ela já inicia dizendo qual o pacote que pertence a aplicação ("package"), importa o que for necessário para aplicação ("import"), e declara a nossa classe que herda característica de uma outra classe ("public class MainActivity extends AppCompatActivity"). E ainda nos traz o método que será responsável por criar nossa aplicação ("onCreate"). Lembrando que tudo isso que foi mencionado, a própria IDE do Android Studio se encarrega de criar. Em relação aos imports, a medida que formos adicionando recursos a nossa classe devemos importar os pacotes necessários”.

Bem, então vamos ao que interessa que é tratar eventos de clique implementando esse método. Para iniciar devemos dizer que nossa classe "MainActivity" além de estender a classe "AppCompatActivity" irá implementar ("implements") a interface "OnClickListener" da classe "View". Com isso seremos obrigados a implementar o método de clique. Em seguida criaremos um objeto do tipo "Button" com nome de "button", esse objeto será do mesmo tipo do nosso componente, só assim poderemos manusear o mesmo.

Agora iremos sobrescrever nosso método de clique ("public void onClick(View v)"). O parâmetro do método do "onClick" ("View v") irá identificar o componente que produziu o evento de clique. Agora sim, o que for definido dentro desse método será executado ao ser clicado. Como exemplo foi criado um "Toast", que nada mais é que uma mensagem para o usuário.

No nosso método de criação ("onCreate"), iremos linkar nosso objeto "button" com nosso componente "button", isso é possível através do comando ("findViewById"), ele recupera o componente criado e retorna uma "View" genérica, por conta disso fazemos o "cast" para o tipo de componente ("button"). Esse vínculo é criado através do "Id". Pegamos essa referência a partir da classe "R". Por fim, para que nosso objeto tenha a ação criada, basta chamarmos nosso objeto e setarmos o evento ("setOnClickListener") e assim passamos a própria classe para fazer o tratamento ("this"). Abaixo o código comentado:
Android: Maneiras de tratar um evento de clique em botão (ANDROID)
Imagem 02
Resultado após a execução:
Android: Maneiras de tratar um evento de clique em botão (ANDROID)
Imagem 03
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Parte 1-3
   2. Parte 2-3
   3. Parte 3-3
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Teste seus códigos em seu Android

Teste seus códigos em seu Android

Utilizando o ADB via wireless no Android

Tenha um terminal completo no seu Smartphone Android

Comentários sem noção da Google Play!

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.

Artigos

Notícias

Tópicos

Top 10 do mês