Maneiras de tratar um evento de clique em botão

Mostro e explico as três principais formas de tratar eventos em botões no sistema Android.

[ Hits: 868 ]


Sobre o autor

Paulo Victor - Apaixonado por tecnologia e amante da programação. Usuário de Linux assim como Android. "Mãos limpas" !

Parte 1-3

Existem basicamente três formas de tratar eventos em botões quando falamos em desenvolvimento Android. A primeira forma que vamos abordar é implementando a interface "OnClickListener" em nossa "Activity". Para isso nós devemos setar o "listener" dos botões para a referência da própria classe, responsável por tratar o onClick do usuário.

"Listeners" são classes que “escutam” os eventos gerados. Eles podem ser codificados em arquivos separados (arquivos com a extensão .java e que implementam os "Listeners" desejados).

Após criarmos um projeto para fazer a demonstração, entre muitas coisas que a IDE cria para a gente, os principais são: o "activity_main.xml" e "MainActivity.java". São esses que iremos abordar. No arquivo XML são criados todos os nossos componentes que iremos usar na nossa "Activity" (tela). Já o arquivo JAVA é onde criamos a programação em si, no nosso caso a implementação do método de clique.

No arquivo "activity_main.xml", criamos os nossos componentes e definimos algumas características para eles como: identificação, texto, tamanho, cor e etc. Essas características podem ser definidas a partir das propriedades(recurso da IDE) ou no próprio código. Abaixo temos o exemplo do nosso código, onde definimos um botão ("Button"), chamamos esse botão de "buttonId", e definimos um texto para ele, no caso "Click". As demais propriedade referem-se ao tamanho e orientação dentro da nossa tela. Tudo isso fica entre a "tag" do componente (< />).
Android: Maneiras de tratar um evento de clique em botão (ANDROID)
Imagem 01
O nosso arquivo "MainActivity.java" irá servir para darmos funcionalidade ao nosso botão criado no XML anterior. Assim como uma classe java, ela já inicia dizendo qual o pacote que pertence a aplicação ("package"), importa o que for necessário para aplicação ("import"), e declara a nossa classe que herda característica de uma outra classe ("public class MainActivity extends AppCompatActivity"). E ainda nos traz o método que será responsável por criar nossa aplicação ("onCreate"). Lembrando que tudo isso que foi mencionado, a própria IDE do Android Studio se encarrega de criar. Em relação aos imports, a medida que formos adicionando recursos a nossa classe devemos importar os pacotes necessários”.

Bem, então vamos ao que interessa que é tratar eventos de clique implementando esse método. Para iniciar devemos dizer que nossa classe "MainActivity" além de estender a classe "AppCompatActivity" irá implementar ("implements") a interface "OnClickListener" da classe "View". Com isso seremos obrigados a implementar o método de clique. Em seguida criaremos um objeto do tipo "Button" com nome de "button", esse objeto será do mesmo tipo do nosso componente, só assim poderemos manusear o mesmo.

Agora iremos sobrescrever nosso método de clique ("public void onClick(View v)"). O parâmetro do método do "onClick" ("View v") irá identificar o componente que produziu o evento de clique. Agora sim, o que for definido dentro desse método será executado ao ser clicado. Como exemplo foi criado um "Toast", que nada mais é que uma mensagem para o usuário.

No nosso método de criação ("onCreate"), iremos linkar nosso objeto "button" com nosso componente "button", isso é possível através do comando ("findViewById"), ele recupera o componente criado e retorna uma "View" genérica, por conta disso fazemos o "cast" para o tipo de componente ("button"). Esse vínculo é criado através do "Id". Pegamos essa referência a partir da classe "R". Por fim, para que nosso objeto tenha a ação criada, basta chamarmos nosso objeto e setarmos o evento ("setOnClickListener") e assim passamos a própria classe para fazer o tratamento ("this"). Abaixo o código comentado:
Android: Maneiras de tratar um evento de clique em botão (ANDROID)
Imagem 02
Resultado após a execução:
Android: Maneiras de tratar um evento de clique em botão (ANDROID)
Imagem 03
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Parte 1-3
   2. Parte 2-3
   3. Parte 3-3
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Teste seus códigos em seu Android

Utilizando o ADB via wireless no Android

Teste seus códigos em seu Android

A função "Mesclar guias e apps"

Parallax - Impressione usando wallpaper 3D (sem óculos)

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.

Artigos

Notícias

Tópicos

Top 10 do mês