Instalando apps no cartão de memória por padrão

Poupe a memória interna do aparelho.

[ Hits: 2.919 ]


Sobre o autor

Xerxes Lins - Técnico de Laboratório de Informática e usuário doméstico de Linux. Gosta de jogos de estratégia, de RPG e de ler mangás.

Instalando apps no cartão de memória por padrão

Alguns aparelhos possuem uma memória interna muito pequena para armazenamento, e não adianta usar o recurso nativo de "mover para cartão SD". Tal recurso apenas move uma pequena parcela dos arquivos do aplicativo e não o aplicativo inteiro. Ainda bem que para isso há solução!

Primeiramente faça root no seu aparelho. Se não sabe como, sugiro tentar este método:

Artigo - fazendo root descomplicado no seu aparelho Android

Com o aparelho rooteado você precisará de: um cartão de memória, o aplicativo Link2SD (tem a versão free e a versão paga) e mais alguma ferramenta de formatação no computador.

Sobre o cartão de memória, recomendo um de 32GB classe 10, para ter maior espaço de armazenamento e velocidade de leitura e gravação.

Sobre os aplicativos citados, eis os links:

Link2SD free - Google Play

Link2SD pago - Google Play

Qual diferença? O aplicativo pago não tem propagandas e permite mover não apenas o aplicativo para o cartão de memória, mas também permite várias opções (que são exibidas com ícone de cadeado na versão free). Vale a pena comprar a versão paga.

E para quê a ferramenta de formatação? Simples. Será necessário formatar o cartão de memória, pelo menos grande parte dele, para o tipo Ext2. Vou citar um exemplo: você pode usar a ferramenta e dividir o cartão da seguinte maneira: 5GB como FAT32 e o restante como Ext2. Isso significa criar uma partição estendida para armazenar aplicativos.

Por quê isso? Os aplicativos só podem ser linkados numa partição com formato Ext2 (ou 3 e 4). Testei com Ext2 e funcionou. O que não estiver em Ext2 (os 5GB em FAT32, por exemplo) será lido como um cartão de memória normal. Ao dividir o cartão de memória com uma parte sendo FAT32 e outra sendo Ext2, você terá uma parte do cartão funcionando como cartão de memória normalmente e outra parte será lida pelo sistema como uma partição estendida, extra.
Linux: Instalando apps no cartão de memória por padrão
Exemplo de situação depois da formatação do cartão SD
Sobre ferramentas de formatação do cartão de memória, para quem usa Linux sugiro a ferramenta Gparted. Infelizmente estou desatualizado quanto ao uso de ferramentas para Windows. No entanto, há vídeos no YouTube que mostram como fazer isso. Segue exemplo:
Após formatar o cartão de memória, insira-o no aparelho, abra o aplicativo Link2SD e na lista que surgir, selecione o aplicativo que deseja mover para o cartão de memória. Clique em CRIAR LINK e depois clique em CRIAR LINK também para o diretório OBB. Assim o aplicativo será movido 100% para o cartão de memória.
Linux: Instalando apps no cartão de memória por padrão
Aplicativo movido 100% para cartão SD
E quanto aos aplicativos que ainda serão instalados? Nesse caso vá nas configurações do aplicativo e selecione o local padrão de instalação como sendo Externo. Assim, quando instalar um novo aplicativo, ele será movido automaticamente.
Linux: Instalando apps no cartão de memória por padrão
Local de instalação padrão para os apps
Problemas? É possível que existam problemas como falha em linkar aplicativos, principalmente depois que reiniciar o aparelho. Não se desespere. Apenas abra o aplicativo Link2SD e ele avisará que falta relinkar. Clique no aviso confirmando a relinkagem e tudo ficará bem.

Sem esse procedimento alguns aparelhos são completamente subutilizados pela falta de memória interna! Espero que ajude alguém.

Abraço.
   

Páginas do artigo
   1. Instalando apps no cartão de memória por padrão
Outros artigos deste autor

Descubra se seu vizinho está roubando sua Wi-Fi

Limpador não invasivo e com gerenciador de arquivos

CM Launcher: conheça um launcher grátis, leve e com belos efeitos 3D

Descubra como assistir TV no Android usando a Internet (IPTV)

Cinema em realidade virtual (Google Cardboard)

Leitura recomendada

Kali Linux no Android + Servidor de Arquivos

Android sem espaço? Force a instalação no SDCard

Como personalizar o seu Android

Crie seu próprio pacote de ícones

Vídeos de página web no celular tocando na TV

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.

Artigos

Notícias

Tópicos

Top 10 do mês